Ensino, Pesquisa e Extensão em Neuroreabilitação e Comportamento Motor

ENSINO.png

ENSINO

 

Na graduação a Profa. Dra. Camila Torriani-Pasin ministra duas disciplinas: Educação Física Adaptada I e Educação Física Adaptada 2. Nestas disciplinas busca-se discutir e promover questionamento dos alunos acerca dos temas:

          1.  Entendimento do contexto da Educação Física Adaptada;

         2. A Classificação Internacional de Funcionalidade e Saúde (CIF) e sua utilidade para o                      profissional de Educação Física;

          3. Atuação do profissional de Educação Física na equipe interdisciplinar;

         4. Conhecimento acerca das características e necessidades específicas das diferentes                        deficiências, tais como o Acidente Vascular Cerebral, Doença de Parkinson, Lesão                           Medular, Autismo, Paralisia Cerebral, Amputados, entre outros);

         5. Conceitos teóricos e práticos no que tange às diversas possibilidades de intervenções                     em Educação Física nas deficiências físicas, sensoriais, intelectuais e múltiplas. 

 

Estes assuntos tratados são os componentes básicos de temas que são discutidos e pesquisados pelo Grupo de estudos e pesquisa em Comportamento Motor aplicado à Neuroreabilitção- GEPENEURO.

 

Já na pós-graduação, a Profa. Dra. Camila Torriani-Pasin ministra, em parceria com o Prof. Dr. Umberto Cesar Correa, a disciplina “Aprendizagem Motora e a Intervenção em Educação Física e Esporte” que tem o objetivo  de proporcionar:

 

          1. Reflexões epistemológicas sobre áreas de conhecimento e intervenção;

          2.  Compreensão sobre tipos de pesquisa e a formação em nível de Pós-graduação;

          3. Análise das publicações sobre os fatores que afetam a aprendizagem motora com                           implicações para a intervenção profissional relacionada à melhora na capacidade de                      executar habilidades motoras (ensino-aprendizagem/treinamento/reabilitação).

PESQUISA

 

Nossas pesquisas têm como foco o estudo da aprendizagem e reaprendizagem motora em pessoas que sofreram algum tipo de lesão neurológica. Investigamos como se dá o processo de reaprendizagem, bem como os fatores que afetam a aprendizagem de habilidades motoras.

Ainda é foco de nossas pesquisas o efeito da prática de exercícios físicos em ambiente de realidade virtual. O objetivo é saber como esta ferramenta pode auxiliar na aprendizagem e na recuperação física e cognitiva de pessoas com algum comprometimento  neurológico.

Além disso, ainda temos interesse na prática de exercícios físicos como proposta de recuperação funcional para pessoas que possuem alguma lesão neurológica.

Nossas pesquisas focam, em grande parte, nos sujeitos que sofreram AVC, pessoas com Doença de Parkinson e pessoas com Lesão Medular.

EXTENSÃO

 

Com relação ao Pilar “Extensão” do ensino superior que visa a troca de conhecimentos universitários e os comunitários preocupando-se com as necessidades sociais (Melo Neto, 2002), o GEPENEURO exerce um importante papel, uma vez que Profa. Dra. Camila Torriani-Pasin coordena o projeto de extensão “Educação Física Adaptada para pessoas com comprometimento neurológico: reabilitação”, que desde 2014 tem o objetivo de proporcionar atividades físicas orientadas para pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral e Doença de Parkinson. O objetivo do projeto é oferecer melhora nas condições de saúde e qualidade de vida dessa população, o que contribui para uma aproximação entre a comunidade em geral e a Universidade de São Paulo.

 Esse projeto de extensão está conectado com o ensino na EEFE USP, sendo que  um dos objetivos do programa, também, oferecer campo fértil aos alunos da graduação  para que possam vivenciar a prática profissional dentro de sua formação acadêmica. Desse modo, o projeto é utilizado como um laboratório didático das disciplinas “Educação Física Adaptada I e II” e os alunos matriculados em tais disciplinas têm a possibilidade aplicar seus conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula no dia-a-dia da intervenção.

O projeto também serve de base às investigações acerca de exercícios físicos para indivíduos com comprometimento neurológico e a aprendizagem motora após lesão neurológica, portanto relaciona-se, também, com as pesquisas desenvolvidas no GEPENEURO.

Além disso, o GEPENEURO oferece cursos de extensão, como o curso de verão de Reabilitação baseada em exercícios físicos para adultos e idosos com lesões neurológicas: evidências científicas advindas da área de Comportamento Motor, para estudantes universitários de diferentes Instituições de Ensino Superior a fim de divulgar a produção de conhecimentos na área.

 

MELO NETO, José Francisco. Extensão Universitária: bases ontológicas. João Pessoa: Editora Universitária, 2002.