download.jpg

Seja um voluntário em nossas pesquisas...

O nosso grupo de estudos desenvolve pesquisas com diferentes doenças/deficiências, sendo assim, estamos sempre em busca de voluntários para os nossos projetos.

Entre as principais populações com as quais trabalhamos, destacam-se pessoas com Doença de Parkinson, Lesão Medular, Acidente Vascular Cerebral e idosos saudáveis sem doenças neurológicas.  Vale ressaltar que nossas intervenções são de baixo risco e que são realizadas por profissionais devidamente capacitados e treinados.

Caso você se enquadre em alguma das populações mencionadas ou conheça alguém que se enquadre, entre em contato conosco e mencione seu interesse em nos auxiliar e cooperar com o desenvolvimento da ciência. 

Contato para voluntário

SPK05-600x600.jpg

Para visitar GEPENEURO entre em contato.

Recomendações para participação no GEPENEURO

images.png

             Com o objetivo de sistematizar e esclarecer a participação de alunos que possam vir a se integrar em atividades acadêmicas no GEPENEURO através das diferentes linhas de pesquisa e de distintas categorias (iniciação científica, mestrado, doutorado, etc.), desenvolveu-se a diretriz abaixo.

             As categorias de participação no GEPENEURO são: estudantes de graduação (alunos de monografia e iniciação científica), estagiários acadêmicos, estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) e estagiários de pós-doutorado.

 

- Estudantes de graduação - Alunos de monografia e Iniciação Científica: graduandos que se interessam em desenvolver projetos (com ou sem a possibilidade de bolsa) dentro das linhas de pesquisa do GEPENEURO.

- Estagiários Acadêmicos: pessoas já graduadas em áreas afins ao estudo do comportamento motor e reabilitação e que estejam interessadas em ingressar no GEPENEURO como pesquisador e futuro pós-graduando.

- Estudantes de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado): estudantes de pós-graduação stricto sensu matriculados no programa de Mestrado ou Doutorado da Universidade de São Paulo.

- Estagiários Pós-Doutorado: professores de instituição de nível superior ou doutores que desenvolvem pesquisa e colaboração com outros projetos do GEPENEURO e têm o status oficial de estagiário Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo com ou sem bolsa.

 

A) Estudantes de graduação - Estudante de Iniciação Científica (IC) e monografia

 

       O objetivo principal é o de proporcionar ao estudante a possibilidade de aprofundar a base de seu conhecimento do Comportamento motor aplicado à Neuroreabilitação e sua interface com a Educação Física e Fisioterapia, por meio do desenvolvimento de um projeto dentro das linhas de pesquisa do GEPENEURO em conjunto com um aluno de pós-graduação, também visando seu desenvolvimento e amadurecimento acadêmico para uma possível carreira acadêmica na pós-graduação.

 

              O desenvolvimento do projeto de pesquisa proporcionará ao estudante:

− O aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos na área;

- Desenvolvimento de um projeto de pesquisa desde sua concepção, coleta e análise de dados e escrita dos resultados sob a forma de trabalhos em congresso e artigos científicos;

− O convívio com a rotina do Laboratório de comportamento Motor (LACOM) e do grupo de estudos;

A integração com os estagiários e estudantes de pós-graduação.

A dedicação do aluno é fundamental e sua presença no laboratório e nas reuniões do grupo de estudos faz-se de extrema importância.

 

 

B) Estágio Acadêmico Voluntário no GEPENEURO

 

           O objetivo principal do estágio voluntário não remunerado é o de proporcionar ao estagiário já graduado, a possibilidade de ampliar o seu conhecimento na aplicação

de novas técnicas em equipamentos e avaliações, além da oportunidade de acompanhar os projetos de pesquisa desenvolvidos no GEPENEURO, auxiliando um estudante

(IC, Mestrado ou Doutorado), dando assim condições de aprofundar os seus conhecimentos nas áreas específicas do grupo de estudos, também visando o desenvolvimento e o amadurecimento acadêmico, com o intuito de prepará-lo para a entrada na pós-graduação. Também atribui-se ao voluntário a possibilidade de participar das atividades práticas desenvolvidas no curso comunitário em Reabilitação, as quais estão diretamente relacionadas com as pesquisas nessas populações.

 

        O estagiário deve ter comprometimento e responsabilidade com as atividades do grupo de estudos, assim como as atividades de pesquisa as quais estará envolvido. Além disso, espera-se que o estagiário acadêmico desenvolva atividades como a leitura e discussão de artigos, participação em coleta e da análise de dados (de acordo com a época da pesquisa), auxiliar em atividades do laboratório e eliminar todas as dúvidas referentes ao projeto de acordo com o que foi proposto pelo coordenador do laboratório, pelo Mestre(ando), Doutor(ando) ou Pós doutor(ando) supervisor.

 

        - As vagas para estágio só podem ser realizadas seguindo os seguintes critérios:

1. Disponibilidade de espaço físico no GEPENEURO de acordo com o critério da coordenação do GEPENEURO;

2. Vaga ou necessidade do laboratório para o desenvolvimento de atividade junto a algum projeto de pesquisa em andamento;

3. A seleção do estagiário fica, em primeira instância, a cargo do Coordenador do GEPENEURO, seguida da anuência do pós-graduando que necessite de auxílio para o desenvolvimento do seu projeto de pesquisa.

 

C) Estudantes de pós graduação do GEPENEURO

 

       O objetivo principal da participação do pós-graduando no GEPENEURO é o de proporcionar ao estudante a possibilidade de aprofundar e consolidar seu conhecimento em Comportamento motor aplicado à Neuroreabilitação e sua interface com as áreas da saúde, além da oportunidade de desenvolver um projeto dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas no GEPENEURO, desenvolvendo-se academicamente para atuar em nível Universitário como docente e pesquisador. O estudante de pós-graduação no GEPENEURO é aluno do LACOM e, portanto, faz parte integralmente desse laboratório.

 

1. Para ser estudante de Pós-graduação no LACOM / GEPENEURO, o interessado deverá ter cumprido período como estagiário ou estudante de IC por no mínimo 6 meses.

 

D) Estagiários pós doutorandos no GEPENEURO

 

     O objetivo principal do Estágio de pós doutoramento no LACOM / GEPENEURO é o de proporcionar ao estagiário a possibilidade de aprofundar e consolidar seu conhecimento em Comportamento Motor e sua interface com as áreas da saúde, além da oportunidade de desenvolver um projeto dentro das linhas de pesquisa desenvolvidas no GEPENEURO e coorientar membros da equipe do GEPENEURO, aprimorando-se academicamente na área do Comportamento Motor.

 

          O estágio proporcionará:

 

− O aprofundamento dos conhecimentos científicos e tecnológicos do Comportamento Motor, dando condições ao estagiário de tornar-se independente e autônomo no desenvolvimento de seus projetos em Comportamento Motor e Neuroreabilitação;

- Aprimoramento na elaboração e divulgação de trabalho científico em congressos e periódicos;

- Exercício de liderança e orientação junto aos estudantes de mestrado e doutorado;

- O convívio com a rotina do LACOM;

− A integração e o trabalho de grupo com a equipe do LACOM / GEPENEURO.

 

 

Dedicação

 

       O estagiário, estudante de monografia, IC e pós-graduação deve:

− participar ativamente das atividades técnicas do GEPENEURO;

− participar das atividades acadêmicas complementares que visam o aprimoramento do profissional;

- participar/ colaborar com as atividades desenvolvidas no curso comunitário de Educação Física Adaptada para pessoas com o comprometimento neurológico dentro da EEFE USP;

− ser ético;

− respeitar as pessoas quer elas tenham ou não vinculo com o GEPENEURO;

− não deve criar nem fomentar conflitos;

- zelar pela manutenção e limpeza dos equipamentos e ambientes de trabalho;

- ser pontual nos compromissos marcados;

− procurar trabalhar sempre em grupo;

− participar das reuniões semanais do GEPENEURO às sextas-feiras das 11:30 às 14:30 horas;

- apresentar semestralmente em reunião, um breve resumo das suas atividades desenvolvidas ao longo do semestre, retomando as metas estabelecidas no início do semestre.

− participar das disciplinas de graduação e pós-graduação relacionadas ao GEPENEURO.

- colaborar com a realização do curso de verão oferecido pelo grupo anualmente na EEFE.